Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

WORKSHOP | SISTEMAS E INSTALAÇÕES INTERACTIVOS | Formador: André Sier | 22, 23, 29 e 30 Jan

PÚBLICO ALVO
Estudantes de Artes digitais, Visuais, musicais ou outras relacionadas.

 

OBJECTIVOS
Desenvolver a concepção de programas interactivos usando imagem e som. Adquirir noções de análise de som e imagem para gerar situações interactivas. Criação de algoritmos específicos em linguagens de programação visuais e textuais.

 

 


DESCRIÇÃO
O workshop visa a criação de programas em som e imagem, dotados de interactividade, tendo por base vários tipos de interfaces e análises em tempo-real de conteúdos sonoros e imagéticos. Serão abordados interfaces construídos com câmaras, microfones, sensores, controladores midi, etc, e de que maneira os podemos conectar e interligar no nosso programa. Serão abordadas várias formas de adquirir informação sobre os sinais sonoros e visuais e de como os podemos interligar: fazendo a imagem interagir com o som, o som com a imagem, assim como fenómenos exteriores sintetizando imagem ou som, e interfaces a controlar e a interagir com todos estes elementos.

CONTEÚDOS
1: Noções elementares de programação. Introdução aos ambientes Arduino, MaxMSP, OpenFrameworks, Processing. Conceitos de programação orientados para a criação de instalações. O programa como um circuito aberto interferível. Análise de exemplos avançados.

2: Introdução a algoritmos de geração sonora e visual. Manipulação temporal e espacial de ficheiros/conteúdos áudio e vídeo. Primitivas sintéticas gráficas 2d e 3d e primitivas sonoras. Filtragem, granulação, mistura.

3: Análise de som e de imagem. Captura de dados provenientes de sensores e internet. Interligação dos parâmetros analisados em algoritmos de síntese e ou manipulação.

4: Criação de um programa interactivo. Concepção, planeamento e implementação.

FORMADOR | André Sier
Artista-programador audiovisual. Licencia-se em Filosofia pela FCSH em 2005, tendo também estudado Pintura e Escultura no Ar.Co. Tem vindo a produzir objectos que instala em espaços expositivos desde 1997. Os objectos procuram deslindar conexões entre o espaço e o tempo recorrendo à programação de estruturas algorítmicas de som e de imagem. Destaca as séries struct, 747, Corrida Espacial, trabalhos que propõem experiências imersivas em espaços virtuais abstractos, muitas vezes recorrendo apenas a elementos específicos dos espaços, como os sons capturados por microfones e o movimento analisado por câmaras, ou então sintetizando experiências regradas por matemáticas generativas e caóticas em ambientes 3d. Os seus trabalhos já foram expostos no Teatro da Trindade (2000, Lisboa), na Caja S. Juan (2001, Sevilha Espanha), na Galeria Quadru m (2002, Lisboa), no Hospital Júlio de Matos (2002 e 2007, Lisboa), na Arco de Madrid (2004, ES), nos festivais Música Viva (Coimbra, 2003), no Teatro Aberto (2004), na Casa da Música (2007), Hertzoscópio (Lugar Comum em 2003 e Teatro Eunice Munoz 2004, Oeiras), Escrita na Paisagem (2004, Évora), na Bienal Vila Nova de Cerveira (2005), no Meiac (2006, Badajoz ES), na Agência de Arte Vera Cortês (2006 e 2007, Lisboa), no Lugar Comum (2006, Oeiras), na galeria Untitled Art Space (2006, Oklahoma USA), no Instituto Tecnologico de Informatica (2007, Valencia ES), na Plataforma Revólver (2007, Lisboa), na galeria Lisboa20 (2007, Lisboa), na Galeria Virtual da DGArtes(2007), na galeria White Box (2007, New York USA), na Bienal de Puglia (2008, Itália), no festival EME (2008), na galeria Leonel Moura Arte (2008), entre outros locais. Colabora com vários artistas provenientes da música, artes plásticas e performativas e ensin a programação áudio-visual regularmente.

LINKS
André Sier: http://s373.net
http://arduino.cc
http://cycling74.com
http://openframeworks
http://processing.org

HORÁRIO
(4 X 6 HORAS)
10:00 - 13:00
14:00 - 17:00

VAGAS
14 participantes
Mínimo: 10

ADMISSÃO
Preferencialmente para formandos relacionados com as áreas da Programação e das Artes Visuais e Musicais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos com a finalidade de criarem situações algoritmicas interactivas customizadas a situações específicas.


PREÇO
Inscrição: 50 €
Geral: + 170 €

| comunidade restart: 20% desconto
| parceiros restart : 10% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)

Pagamento integral até uma semana antes do início

INFORMAÇÕES
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt


RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10, Belém
www.restart.pt